07/08/2009

Preservar a Natureza é Fundamental - POUPAR ÁGUA


A Natureza está em perigo, devido à falta de sensibilidade do homem. Se queremos preservar o nosso planeta, cabe a cada um de nós, fazer a sua parte no dia-a-dia, agindo e informando sobre a importância de evitar o desperdício de água, energia, combustível, papel, alimentos e outros recursos, além de incentivar a redução do lixo, o reaproveitamento e fazendo uma escolha selectiva e um consumo responsável.



Hoje vou dar algumas dicas que não só ajudam a Mãe Natureza, como também são importantes para o nosso orçamento familiar. Como este tema, é para mim de grande importância e eu gosto de dar o máximo de informação possível, vou faseá-lo começando por falar, na importância de preservar e poupar a ÁGUA.


A água, é um bem inestimável que a natureza nos oferece e é talvez o recurso natural mais importante que temos, ela é essencial à vida!



Apesar de a água ser o composto mais abundante do Planeta, mais de 92% da água existente na terra é salgada (oceanos e mares), e apenas cerca de 4% da água é potável e esta percentagem tende a diminuir à medida que aumenta a poluição e a população.



A água é utilizada em praticamente todas as actividades humanas e é indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos. Diariamente usamos a água nas mais diversas actividades na nossa higiene pessoal, para beber, para cozinhar, regar, nas indústrias e na agricultura, para fins públicos como escolas e hospitais, enfim a água está sempre presente no nosso quotidiano.
O nível de vida actual exige cada vez mais consumo de água e dado que a água é um recurso esgotável e, no entanto, vital para a sobrevivência de todos os seres vivos, é fundamental o correcto uso da mesma e temos a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, para PRESERVAR este bem tão precioso.



Dicas para Poupar Água e dinheiro

Em casa (geral)

- Feche sempre bem as torneiras e verifique regularmente o estado de conservação das mesmas. Chame um canalizador caso as torneiras não parem de pingar ou se verificar a existência de uma rotura. Uma torneira a pingar pode gastar 10 a 15 litros de água por dia.
- Utilize torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.
- Verifique o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Evita o desperdício de água e de energia enquanto espera que a água aqueça.
- Faça uma leitura regular do contador e da factura da água para controlar os seus gastos.
- Feche a torneira de segurança do contador sempre que se ausentar mais de 2 dias de casa.

Na cozinha
- Aquando da aquisição de uma máquina de lavar louça ou roupa, tenha em conta a eficiência da mesma em termos de consumo de água.
- Opte por usar programas económicos.
- Use as máquinas de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias.
- Use os horários económicos para poupar dinheiro em electricidade (madrugadas ou fins de semana).
- Use a programação para meia carga quando não tiver a máquina de lavar roupa cheia.
- Sempre que possível (e se a sua máquina da loiça permitir) passe a fase de secagem da loiça. No Verão por exemplo, é uma das alturas indicadas.
- Faça a manutenção correcta da máquina de lavar loiça (limpeza dos filtros, acumulação de comida nas saidas). Veja no manual de instruções do fabricante, as operações aconselhadas para a limpeza.
- Não passe a louça por água antes de a colocar na máquina. Caso seja necessário coloque-a de “molho” ou limpe-a com papel antes da lavagem.
- Lavar a loiça à mão com água sempre a correr gasta mais do que lavar a loiça na máquina. Não deixe a água a correr continuamente.
- Se tiver de lavar loiça à mão então faça-o de uma só vez. Junte a loiça toda e lave no final do dia, porque poupa água e gás enquanto espera pelo aquecimento da água.

Na Casa de Banho
- Evite fazer descargas desnecessárias. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.
- Mantenha o autoclismo sem fugas. Um autoclismo com fuga pode gastar até 400 litros de água por dia.
- Uma maneira bem simples de poupar água nas descargas é colocando uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo. Por exemplo, se colocarmos uma garrafa de 1,5L (um litro e meio), pouparemos 1,5L de água por cada descarga.
- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.
- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa.
- Prefira os banhos de chuveiro aos banhos de imersão. Um duche normal consome 35 litros em 5 minutos, enquanto um banho de imersão 80 litros.
- Feche a torneira enquanto lava os dentes ou faz a barba. Uma torneira a correr pode consumir 5 a 10 litros de água por minuto.


No exterior
- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.
- Opte por regar os jardins nas horas de menor calor. Evita assim a maior evaporação de água que acontece nas horas mais quentes, reduzindo o número de vezes necessárias de rega das plantas.
- Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outros materiais (mulch). Diminui o contacto directo do solo com a luz solar, conservando a humidade da terra.
- Plante árvores que façam sombra no Verão, reduz a evaporação das plantas protegidas pela sombra.
- Equipe as mangueiras com uma torneira de fecho automático.
- Durante a lavagem do carro feche a água enquanto o ensaboa. Evite o uso da mangueira, utilizando balde e esponja.
- Quando detectar uma fuga de água na rede de abastecimento público contacte a entidade gestora para que seja rapidamente resolvida.

Fontes: wikipedia; Naturlink, Deco, EPAL, textos diversos


"A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas actualmente disponíveis."

1 comentário:

  1. Prezada Amiga. Parabéns pra Você. Lindo o seu Trabalho.Muito louvável sua ação de estar preocupada com a nossa Natureza. Trabalhei durante 32 anos no sentido de promover o desenvolvimento das comunidades e a Preservação e Conservação da Natureza, sempre foi o meu maior foco. Hoje, aposentado, estou ainda mais voltado para este trabalho. Transformo OGR em material totalmento biodegradável. Produzo sabão Ecológico LEV, a partir de OGR e faço questão de mostrar através do seu Blog, esse nosso trabalho que pode ser acessado através do site:
    http://levlimpeza.goldenbiz.com.br.
    Divulgue isso no seu Blog e ajude a aumentar ainda mais essa comunidade que se preocupa com o futuro de nossa Mãe Natureza. Aquele abraço, Rômulo Costa.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo