quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Amor é ....


O amor é a essência da convivência, é esquecermos de nós próprios em benefício de alguém, é estar presente quando é necessário, é saber ouvir, é ter paciência, é imaginação, é loucura, é luz que ilumina os nossos dias. Pela sua força, o amor é capaz de transformar tudo e todos e talvez, se houvesse mais amor nos corações humanos, o Mundo fosse bem melhor.

 O Amor é fogo que arde sem se ver


AMOR É...
 
Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente,
É um contentamento desconte,
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer,
É um andar solitário entre a gente,
É nunca contentar-se de contente,
É um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade,
É servir a quem vence, o vencedor,
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si mesmo é o Amor?

“Luís de Camões”






"A vida ensinou-nos que o amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim olhar juntos para fora e na mesma direcção."( Antoine De Saint Exupery )

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marketing


A uma nova geração de gestores de Marketing.

Nos dias que correm, uma boa gestão de Marketing é fundamental para as empresas conseguirem sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.
Assim, quando a minha filha no ano passado, me comunicou que gostaria de seguir Gestão de Marketing, achei que tinha sido uma boa opção, pois penso ser uma área onde as empresas estão e devem apostar, se querem fazer a diferença dos seus produtos ou serviços.
Na actual conjuntura uma empresa tem que estar disposta a experimentar. Experimentar novos produtos, novas formas de publicitar os mesmos, novas estratégias, deverá estar sempre atenta à resposta do mercado. O marketing é a função, que nas empresas e nas organizações fornecedoras de produtos ou serviços, estabelece o elo de ligação, entre essas entidades e o consumidor ou utilizador, desses produtos ou serviços. Procura o relacionamento, duplamente vantajoso do fornecedor, que procura o lucro e do consumidor, que procura satisfazer as suas necessidades.
"Marketing é um processo social de gestão pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos e valor entre eles. (Philip Kotler)".
São as empresas que comunicam melhor e mais rapidamente, as vantagens dos seus produtos/serviços e as que, pela sua criatividade, conseguem estar um passo mais á frente das concorrentes, as que têm mais possibilidades vencer e é neste contexto, que o papel dos gestores de marketing é fundamental e necessário. Quero acreditar, que o mercado de trabalho vai abrir mais portas a todos estes jovens, que agora se encontram a estudar ou que, tendo finalizado os seus estudos ainda não encontraram emprego.
Pessoalmente, fico já bastante satisfeita, por ver a minha filha se interessar e gostar do curso que está a tirar, nem sempre isso acontece, pois muitas vezes as expectativas iniciais do que se espera de um curso, não se concretizam, surgindo o desinteresse.
Tenho acompanhado um pouco, as matérias que lhe têm sido leccionadas e considero um curso muito completo. Eu tirei gestão de empresas, gosto do que faço, mas tenho de confessar que a combinação gestão aliada ao marketing, é muito interessante, pois leva-nos para uma vertente menos numérica, permitindo no entanto, saber quantificar as "Ideias" que vão surgindo para novos produtos/serviços.
Muito mudou nesta área de marketing de há uns anos para cá, eu trabalho numa grande empresa e lembro-me de há 20 anos atrás, os colegas do marketing terem ideias novas mirabolantes, pois quando nós (contabilidade) íamos quantificar os projectos, eram absolutamente irrealistas.
Hoje os profissionais do marketing têm outra visão da sua função. As suas competências já vão mais além de terem novas ideias, pois a componente de gestão ajuda-os logo inicialmente, a ter uma perspectiva sobre a viabilidade financeira do "novo projecto".
Desejo sinceramente que todos os jovens, independentemente da área escolhida, consigam no futuro, após a conclusão dos seus estudos, encontrar um emprego condigno e preferencialmente dentro da área para a qual se formaram.

Que as asas dos seus sonhos os levem a grandes realizações.

“A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nossos corações. É o motor da vida. É uma luz na direcção do futuro.” (Conrad de Meester)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Girassol

Um girassol na cidade


A natureza tem formas incríveis de nos surpreender. Mesmos em locais para ela inóspitos, ela não desiste, luta e brinda-nos com sua beleza.
Moro nos arredores de Lisboa e hoje depois de deixar o meu filho no colégio e ao conduzir para o emprego, reparei no IC2 (para quem não conhece é um via rápida, como tantas outras, com um separador de cimento a dividir os dois sentidos) num pequeno girassol que conseguiu nascer e florescer, ali junto ao separador central. Uma estrada de asfalto iluminada pela graciosidade duma flor.



Devemos seguir esta lição de perseverança da Natureza e nunca desistir dos nossos ideais, mesmo que na altura nos pareçam quase inalcançáveis. Se aquele girassol tão frágil, conseguiu sobreviver numa estrada da cidade, também nós somos capazes do impossível se para isso nos opusermos.



recados de montão

“Acreditar em si mesmo leva a um destino infinito. Acreditar que falhou é o fim da sua jornada.” Sarah Meredith

domingo, 17 de maio de 2009

Os nossos filhos


Hoje o meu filho fez a 1ª Comunhão e por isso fui ao cabeleireiro, é sempre agradável podermos ter um "tempinho" só para nós, não é habitual eu ir, por um lado porque é uma despesa dispensável (nos tempos que correm há que gerir bem o nosso orçamento) e por outro porque tempo é algo que não me sobra muito, mas hoje fui porque era um dia muito Especial.

Enquanto esperava a minha vez, não pude deixar de ouvir uma conversa que decorria mesmo ao meu lado, entre duas amigas (que pelo que entendi, já não se viam à muito tempo).
Uma das senhoras estava visivelmente nervosa, denotava um ar cansado e nitidamente estava a atravessar um período de grande stress. Falava da sua vida, de como não se sentia bem nem fisicamente nem mentalmente, dizia ser para ela muito complicado conseguir gerir a profissão e a família. Tinha uma filha de 20 anos que não a ajudava em casa, a sua afirmação foi "se ela (a filha) vir um objecto no chão não apanha, limita-se a levantar a perna, passar por cima e seguir o caminho dela", a filha mais nova tinha 9 anos e era muito rebelde, teimosa e era um problema para ela ir estudar.
A amiga ouviu e aconselhou-a a tirar uns dias de férias, ao que a senhora respondeu que isso não ajudaria, pois ao regressar os problemas mantinham-se.
Ao ouvir esta conversa, eu pensei em como a situação por que aquela senhora estava a passar, eu também já tenho passado e como por vezes também eu desesperava, mas hoje compreendi, que afinal os nossos filhos não são "piores" que os outros, são apenas crianças e jovens que estão a passar por uma certa fase da sua vida e que por isso têm os seus pontos altos e baixos, comuns nessas faixas etárias.

Gostaria de ter dito aquela mãe (que parecia tão angustiada), que as filhas dela tinham um comportamento idêntico ao de tantos outros filhos, mas não seria correcto eu intervir numa conversa que não me era dirigida.
Por isso, a pensar em outras mães que estão a passar por esta situação, lembrei-me de escrever estas linhas, para que possam sentir que não estão sós e que nos momentos "menos bons", se lembrem que os nosso filhos são iguais a tantos outros, estão apenas a crescer e a aprender, cabe-nos a nós ter paciência e ensiná-los as vezes que forem necessárias, para que saibam no futuro qual o caminho certo a percorrer.


"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho" (M.Gandhi)

domingo, 10 de maio de 2009

Férias – Uma forma de combater o stress


Sabia que Massagens, Yoga, Meditação, Exercício físico, Férias

São formas de combater o Stress?



O segredo para VIVER bem está em cada um de nós e viver sem stress é uma premissa para a longevidade e Qualidade de Vida.

O STRESS é o resultado de uma reacção que o nosso organismo tem quando estimulado por factores externos desfavoráveis. A primeira coisa que acontece com o nosso organismo nestas circunstâncias é uma descarga de adrenalina e os órgãos que mais sentem são o aparelho circulatório e o respiratório.

É importante determinar a causa do stress para que ele possa ser controlado efectivamente. Algumas das principais e mais comuns causas são:
  • Trânsito
  • Problemas Financeiros / Familiares / Profissionais
  • Doenças
  • Insegurança
  • Dificuldades de se relacionar (com chefes, colegas, filhos, cônjuges, pais, etc )



Quais os problemas que o Stress pode causar?
  • Falhas de concentração e de memória.
  • Diminuição do rendimento, na escola ou no trabalho.
  • Insatisfação, irritabilidade, tensão alta.
  • Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados.
  • Insónia, sono agitado, pesadelos, ansiedade, depressão.
  • Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
  • Dores de cabeça, costas e estômago.
  • Cansaço, tonturas, alergias, problemas intestinais.
  • Sensação de monotonia.



Como evitar: O combate ao stress não é fácil, mas existem algumas medidas que aliviam e podem ajudar muito.
  • Fazer exercício físico ou praticar desporto regularmente.
  • Ter um hobby ou um passatempo, ajuda aliviar o stress.
  • Fazer uma Alimentação saudável.
  • Deitar mais cedo, dormir mais, fumar e beber menos.
  • Socializar mais com os amigos.
  • Tentar se preocupar menos.
  • Aproveitar para sair nos fins-de-semana.
  • Procurar tirar férias, sempre que possível.
  • Massagem anti-stress, Yoga, Meditação, acunpuntura.
Durante as férias as pes­soas aproveitam para se desligarem dos problemas do trabalho e do quotidiano, mas à medida que o tempo de recomeçar se aproxima, é evidente que a ansiedade aumenta, principalmente quando os pro­blemas não ficaram resolvidos, mas ape­nas adiados.




Desejamos umas óptimas férias para todos os que as vão ainda gozar e um bom regresso ao trabalho para quem já está de volta.
O mais importante é VIVER a VIDA, e não levar as coisas tão a sério, seja feliz e aproveite!

Borboleta