segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Feliz Aniversário Gatinho


Hoje dia 30 de Novembro é um dia Especial, pois o meu António faz anos.
Para a minha alma gémea, para alguém que me ouve e compreende, para alguém que têm paciência quando eu estou completamente stressada, para alguém muito, muito ESPECIAL que eu Adoro, eu desejo um dia muito feliz.


As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabe sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque te amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Autor: Carlos Drummond de Andrade


"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem." (Antoine de Saint-Exupéry)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Breves instantes para Contemplar a NATUREZA




Tenho o privilégio de trabalhar num local onde existem arvores, espaço verde e até um pequeno lago com peixes e tartarugas.

De manhã quando chego e antes de entrar no edifício onde trabalho, tenho um prazer enorme em contemplar o espaço envolvente, com sorte, por vezes ainda vislumbro um pequeno coelhinho a correr.
Principalmente quando esteve a chover, adoro ver as pequenas gotas de água a cair das folhas das árvores. Por vezes sinto que estou completamente em sintonia com a Natureza, que faço parte integrante dela.


Lamento não ter tido a possibilidade de viver num local rodeado de árvores e flores, penso que seria o local perfeito para mim, mas a vida é assim mesmo, seguimos o nosso caminho e o meu foi nascer, crescer e viver na grande Cidade, dentro de um apartamento.
Pela adoração que tenho á NATUREZA, não me canso de procurar temas para poder escrever e mostrar a sua Grandeza.

Uma Imagem Vale mais que mil palavras...



"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necesário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."( Mahatma Gandhi )


"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é.
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem por que ama, nem o que é amar...
(Alberto Caeiro)


“Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido.” (Leonardo da Vinci)


“O que de mais alto recebemos de Deus e da Natureza é a vida, o movimento de rotação em torno de si mesmo, o qual não conhece descanso, nem repouso.” (Johann Goethe)


"O desabrochar de uma flor é o momento da revelação do segredo que toda a semente contém."


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, excepto o homem."
 ( Monteiro Lobato )


"A natureza tem perfeições para demonstrar que é a imagem de Deus e imperfeições para provar que só é uma imagem." ( Blaise Pascal )


"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas."( Saint-Pierre )


"Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção."( Isaac Asimov )


"A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência." (Goethe)

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dicas para contrariar a tendência da Alzheimer

Como já anteriormente falei, o meu pai têm Alzheimer. Ouvimos frequentemente falar sobre o que é a Alzheimer e pensamos que compreendemos a dimensão da doença, mas Hoje, sou de opinião que vai um abismo enorme entre ouvirmos falar mas não termos contacto directo com o problema e termos de acompanhar diariamente alguém com esta doença.

Fico terrivelmente triste por ver o meu pai, um homem extraordinário, perder a clareza de raciocínio, a objectividade, o vocabulário, a capacidade de expressar as suas ideias.

Louvo a minha mãe e todas as pessoas que têm de conviver e tratar de doentes com Alzheimer durante as 24 horas do dia. É uma tarefa que desgasta física e psicologicamente e é necessário ter uma vontade de ferro para se conseguir levar “ o barco a bom porto”.

Eu acompanho apenas parcialmente, pois só no final da tarde quando regresso do emprego, é que é possível ir ver os meus pais e tentar (o melhor que consigo), dar uma ajudinha levantando um pouco o ânimo da minha mãe e animando um pouco o ambiente lá em casa.

Esta doença “rouba” a personalidade ao meu pai, a “alegria” à minha mãe e a mim enche-me o coração de mágoa e dor por não os poder auxiliar mais, por não ter o “poder” de lhes dar saúde e tudo o que eles merecem, só posso pedir a Deus que os acompanhe e os guarde.

Hoje ao receber um email de uma amiga sobre esta doença, achei que devia de partilhar a informação, já não ajuda em relação ao meu pai, mas é um alerta para mim e talvez para muitas outras pessoas, são dicas simples que talvez ajudem no futuro, quem sabe, pelo menos à que tentar.

Dicas para contrariar tendência da Alzheimer

Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000) Revelam que NEURÓBICA, a 'aeróbica dos neurônios', é uma nova forma de exercício cerebral projectada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso; limitam o cérebro.

Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios 'cerebrais' que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

Dicas:

- Usar o relógio de pulso no braço direito;
- Escovar os dentes com a mão contrária da de costume;
- Andar pela casa de trás para frente;
- Vestir-se de olhos fechados;
- Estimular o paladar, comer coisas diferentes;
- Ver fotos de cabeça para baixo;
- Ver as horas num espelho;
- Utilizar um novo percurso na deslocação para o trabalho.


São dicas simples que podemos tentar seguir, pelo menos de vez em quando, também li alguns artigos na NET, em que se frisava a importância de estimular o cérebro com leitura, escrevendo ou fazendo palavras cruzadas.
Este ano comecei este Blog e para mim foi uma lufada de ar fresco, pois adoro pesquisar, procurar fotos, compor novos artigos, pensar em novos temas que considero importantes e que quero partilhar, enfim penso que cada um de nós deve procurar fazer algo fora da rotina habitual, que “ocupe e faça funcionar “ o seu cérebro de maneira, a ele continuar operacional até ao final dos nossos dias.

A Alzheimer é uma doença terrível para quem a têm e para quem acompanha, se uma mudança de comportamento pode de alguma maneira ajudar, Vale a pena tentar !


“A próxima fronteira não está somente à sua frente, ela está dentro de si.” (Robert K. Cooper)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Leonardo da Vinci - Um dos maiores Génios da Humanidade


Leonardo da Vinci é considerado por muitos historiadores como o maior génio da história. Era um homem de infinita curiosidade e com uma versatilidade espantosa, foi escritor, cientista, músico, arquitecto, escultor, engenheiro. Foi o melhor de seu tempo em quase todos estes campos. Foi o melhor de todos os tempos na pintura.

Leonardo da Vinci foi um homem que pela genialidade revelada, transcendeu em muito os limites do seu tempo.


Da Vinci nasceu a 15 de Abril de 1452, existem dúvidas sobre o lugar de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi uma casa de Anchiano, uma localidade de Vinci, enquanto para outros, foi o próprio lugar de Vinci, situado na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre Florença e Pisa. Filho de Piero da Vinci, um escrivão, e de uma jovem camponesa chamada Caterina.
O seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística. Era também um excelente desportista, óptimo nadador e cavaleiro e engenhoso artesão e mecânico.


Em 1470, Piero da Vinci Reconhecendo as capacidades do seu filho, mostrou alguns dos seus desenhos a Andrea del Verrocchio, célebre professor em Florença. O grande mestre da renascença, percebendo o talento de Leonardo, recebeu-o em sua casa como aprendiz, até 1477. Com ele, Leonardo aprendeu as técnicas da pintura e escultura, bem como técnicas artesanais como as de ferreiro e mecânico. O seu primeiro trabalho foi um desenho do Vale do Rio Arno de 1473. Em 1476 Verrochio e Leonardo da Vinci pintam juntos O Baptismo de Cristo.

Em 1482 Leonardo muda-se para Milão, onde passou a trabalhar para o duque Ludovico Sforza, para quem realizou como engenheiro, várias construções militares. Nesta época, pintou algumas de suas obras-primas, entre elas, a primeira versão de A Virgem dos Rochedos em 1483. Em 1497 pintou o mural para o refeitório do mosteiro de Santa Maria delle Grazie, a conhecida obra A última Ceia.

Em 1499, quando Milão foi conquistada por Luís XII, Leonardo abandonou a cidade e voltou para Florença, já como artista consagrado. Em 1502 decidiu acompanhar Cesare Borgia na campanha de Romagna, como arquiteto e engenheiro militar.
Em 1503 Leonardo da Vinci começa a pintar o famoso e polémico quadro da esposa do mercador Francesco del Giocondo, a Mona Lisa, terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.

Em 1508 Leonardo da Vinci retorna a Milão, onde se dedica a seus estudos de anatomia, óptica e engenharia hidráulica, mas com a queda do domínio dos Sforzas muda-se para Roma em 1513, sob a protecção de Giuliano dei Medici, irmão do Papa Leão X. Neste período Leonardo da Vinci pinta a segunda versão da Virgem dos rochedos em 1508.


Em Roma havia intenso movimento cultural, que se revelou adverso a Leonardo, tanto por suas experiências científicas mal interpretadas, como pela presença de uma geração mais jovem de artistas que conquistava a preferência dos nobres. Então Leonardo da Vinci aceita o convite de Francisco I, sucessor de Luís XII no trono da França, para morar em Cloux, perto de Ambrosie.
Na França, Leonardo da Vinci viveu seus últimos dias, morrendo a 2 de maio de 1519 com 67 anos, após receber os sacramentos da Igreja. Morreu nos braços do rei Francisco I. Leonardo da Vinci foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.

Por testamento, Da Vinci legou ao seu pupilo favorito Francesco Meltzi todo o seu espólio. Cerca de 5.000 páginas de manuscritos e desenhos, incluindo roupas, dinheiro, livros, instrumentos de pintura e retratos, considerado a maior colecção de todo o Renascimento. Melzi preservou cuidadosamente a herança, mas com sua morte, cerca de cinquenta anos após a do mestre, os manuscritos dispersaram-se.

Principais trabalhos de da Vinci

Trabalhos de pinturas (artes plásticas):
Gioconda (Monalisa) , Leda, Dama do Arminho, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne, Madonna Litta.

Trabalhos de invenções:
Projectos de máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.


Trabalhos Científicos:
Homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Projectos de Arquitectura :
Projecto arquitectónico de uma cidade, templo centralizado, projecto de um porto.

É fundamentalmente como pintor que é reconhecido. De todas as artes, a pintura era para Leonardo a mais sublime. Chamava-lhe “A ciência divina da pintura”.

Principais características das pinturas de da Vinci
Utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

Não se sabe muito mais acerca da educação e formação do artista, no entanto, muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes tradicionais, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias.

Curiosidades sobre Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci era canhoto e, numa época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo, a teimosia de Leonardo em continuar a escrever com a mão esquerda foi causa de alguns dissabores. Além disso, Leonardo escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho.

Leonardo Da Vinci planificou várias máquinas voadoras, entre elas, o parafuso aéreo que inspirou o primeiro modelo de helicóptero!

Leonardo da Vinci desenhou o que se pensa ser o primeiro fato de mergulho funcional do mundo, apesar de tal feito ter sido atribuído ao alemão Karl Heinrich Klingert em 1797.

Nos seus esboços, Leonardo Da Vinci desenhava as suas invenções com defeitos, isto é, com pequenos erros para que só ele soubesse como fazê-las funcionar correctamente.

Da Vinci destacou-se em diversas áreas como a engenharia, a medicina e a arte.
Na medicina, por exemplo, Leonardo descobriu a razão pela qual as pessoas morrem de velhice (acumulação de substâncias que vão precipitando nos vasos sanguíneos, estreitando-os). Exceptuando a palavra colesterol, Da Vinci fez uma descoberta do séc. XXI em pleno séc. XV.

Leonardo esboçou várias máquinas de guerra entre elas, um tanque de combate e catapultas de contra-peso e braço flexível, contribuindo assim para o avanço da engenharia militar. No entanto, apenas o fazia como meio de subsistência na medida em que mostrava um enorme desprezo pelas guerras humanas.

Pouco se sabe sobre a sua vida pessoal, os seus amores, a sua saúde, mas sabe-se que a atitude de Leonardo perante o mundo do século XV era diferente.

Sedento de saber mas ainda mais de fazer bem, tinha como lema “non mi sazio di giovare” (não me canso de ajudar).

Leonardo da Vinci foi um dos grandes mestres do Renascimento, um dos génios mais extraordinários de todos os tempos. Uma personalidade impar na história da humanidade.

Fontes: Drawings of Leonardo da Vinci ,Leonardo da Vinci - by Le Cagot, Enciclopédia Larousse, Leonardo Da Vinci : Origins of a Genius, projecto da vinci, Leonardo Da Vinci: Um Génio Universal, Wikipédia, Suapesquisa

montagem de fotos

"A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills)


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Países Baixos (Holanda) - Netherlands


Viajar sem sair de casa
Por vezes não é possível viajar, as razões podem ser várias, falta de dinheiro, de saúde, idade avançada, enfim podem existir diferentes factores e motivos. No entanto, isso não deve ser impeditivo de conhecer novos locais e costumes, podemos viajar sem sair da nossa cadeira, vendo fotografias que nos transportam, se assim a nossa predisposição quiser, a lugares longínquos.
Para todos os que gostam de viajar, nem que seja através da imaginação, vou passar a colocar no meu blog fotos e informações, que nos vão permitir conhecer um pouco mais outras terras e culturas.


Hoje vamos viajar até … HOLANDA - Netherlands.

Boa viagem!


Foto: http://1ms.net

Os Holandeses costumam afirmar orgulhosos que Deus criou o mundo e os holandeses, a Holanda. Eles fizeram um milagre com seu terreno pantanoso, construindo diques, criando terras férteis e erguendo cidades.


Foto: 1ms.net

A Holanda – cuja denominação oficial é a de Países Baixos, compreendendo a Holanda do Norte e a Holanda do Sul – faz fronteira com a Bélgica a Sul, a Alemanha a Leste e o Mar do Norte, a Norte e Oeste, sendo um país “conquistado ao mar”.



A sua moeda é o euro. O clima é temperado marítimo com verões suaves e invernos frios as temperaturas podem chegar a –20ºC no Inverno, e a cerca de 28ºC durante o verão.
Tipo de Governo: Monarquia constitucional (o rei é o representante, mas as leis e outras decisões são feitas pelos ministros).

A bandeira nacional dos Países Baixos três faixas horizontais iguais vermelho, branco e azul, é a tricolor mais antiga do mundo.

O Brasão de Armas dos Países Baixos), (Grote Rijkswapen - Grande brasão de armas do Reino) é o símbolo da monarquia neerlandesa. Foi adoptado por decreto do rei Guilherme I em 24 de Agosto de 1815 pela constituição do Reino dos Países Baixos. É uma combinação do brasão de armas de Orange-Nassau e da Holanda.

A capital é Amesterdão ( Amsterdam) e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, a Rua vermelha (Red Light District), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amesterdão a ser chamada a "Veneza do Norte".


Foto: 1ms.net

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Museu Van Gogh, Museu Marítimo (Scheepvaart Museum), Casa de Ana Frank, o Stedelijk Museum com obras de Monet e Cèzanne, o Rijksmuseum com diversas obras do famoso pintor Holandês Rembrandt, Oudekerk, igreja em plena zona vermelha, o Palácio Real de Amesterdao encontra-se frente ao Monumento Nacional de Dam, entre outros.

 Foto: 1ms.net

Um aspecto notável do país é o fato de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão, de facto, abaixo do nível do mar. O ponto mais alto, Vaalserberg, na fronteira sudeste, localiza-se a uma altitude de 321 m. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar - estas áreas são conhecidas como polderes.


Foto: Wikipedia_David Edgar

A população holandesa é uma mistura dos povos que habitaram o país, entre eles, os frísios, os francos e os saxões. O idioma oficial é o holandês, que também é uma das línguas oficiais da União Europeia.

Foto: 1ms.net

Grande parte da população tem bons conhecimentos de inglês e alemão. A liberdade religiosa é garantida pela Constituição. As religiões mais praticadas são o catolicismo e o protestantismo.


Foto: wikipedia_Donar Reiskoffer

A Holanda é um dos países mais densamente povoados do mundo. Quase 90 por cento da população neerlandesa vive em áreas urbanas.


Foto: net

As quatro maiores cidades (Amsterdam, Rotterdam, Haia e Utrecht) formam os limites da assim chamada "Randstad", uma região em forma de círculo com a maior concentração da população urbana do país e ao mesmo tempo o seu coração económico.


Foto: http://1ms.net

Os holandeses são conhecidos pelos seus diques, tulipas, moinhos, tamancos e sua tolerância social.


Foto: http://1ms.net

Os Moinhos são uma vista comum em toda a Holanda e tem sido usados desde o século 14 para bombear água das terras abaixo do nível do mar, conquistar mais terreno mar adentro, permitindo aumentar o território da Holanda com a construção de novos diques, mas também para moer trigo, cacau, no preparo da cerâmica e em muitas outras actividades do dia a dia.


Foto: 1ms.net

A Holanda tem a sexta maior economia da Europa. É altamente industrializada e eficiente. Os sectores que mais contribuem são, serviços (50%), a indústria (36%) principalmente as indústrias química, electrónica e automóvel, Governamental (6%), agricultura (altamente mecanizada) e pesca (3%) e a exploração de petróleo e de gás natural também com uma importância económica significativa (2%).



A Gastronomia Holandesa tem uma longa tradição no que se refere às receitas ou nas combinações de pratos. Produtos locais são os mais usados nas receitas, como produtos lácteos, cereais, carnes, legumes e frutas, o peixe também é parte essencial na gastronomia do país. Há também muita influência de outras culturas na cozinha holandesa, muitos ingredientes trazidos da Indonésia são usados pelos holandeses. O povo holandês gosta muito de coisas doces, uma guloseima típica da Holanda é o drop , feito de raiz doce, sais, açucares, aglutinantes e outros aromatizantes.


 Foto: http://hdw.eweb4.com


Embora Amsterdão seja a capital constitucional, Haia tem a sede do governo, a residência real e a maior parte das embaixadas.

Haya (Den Haag ou 's-Gravenhage em holandês)
Apesar de não ser formalmente a capital do país, Haia é de facto a capital política da Holanda (desde o século XIII) sendo a sede do governo e parlamento, além de albergar a residência da Família Real. O centro histórico concentra-se em redor do Binnenhof, o complexo governativo onde se situa o Parlamento holandês, e do lago adjacente, o Hofvijver.


Foto: wikipedia_demest

Haia oferece uma vasta variedade de atracções, o centro histórico da cidade e todos os tipos de entertenimento incluíndo restaurantes únicos, teatros e museus tais como o Mauritshuis.

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
O Museu Mesdag é, provavelmente, dos mais famosos, Museu PTT, Brandweermuseum (museu dos bombeiros), Museu Gevangenenpoort, Museu Histórico de Haia, Museu Haags Openbaar Vervoer, Palácio da Paz, a Grote Kerk, igreja do século XIII com uma torre alta de 1425. Uma das maiores atracções turísticas de Haia é o famoso Madurodam, o museu ao ar livre que mostra os edifícios da Holanda em miniatura e simula a vida que ocorre nas cidades, portos e aeroportos.


Foto: Wikipedia_N. Winslow

Roterdão (Rotterdam )
É a segunda maior cidade da Holanda, e o maior porto do mundo através da utilização do estuário do Reno para interface marítimo de transporte entre a Europa e o resto do mundo.


Foto: 1ms.net

Roterdão é uma cidade predominantemente moderna com arquitectura de vanguarda, o que é facilmente observável na zona de Weena e, por exemplo, nas modernas casa cúbicas Kubuswoningen. Partes do porto e antigos armazéns foram transformados em luxuosos apartamentos. Koopgoot, é a principal rua de comércio, e a subida ao Euromast, uma torre de comunicações de 200 m que permite observar todo a cidade e o porto.

 Foto: Wikipedia_Hanselpedia


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Rotterdam tem muitos museus. Os museus mais conhecidos são: o museu de Beuningen da Boijmans-camionete, o NAi (instituto holandês de arquitetura), o museu Historisch (museu histórico), o museu de Volkenkundig (povos e culturas extrangeiros),


 Foto: wikipedia_Cmglee


Utrecht
É uma das cidades mais antigas da Holanda. A região central é a mais atractiva, com canais que datam do século XIV.


O mais famoso é Oudegracht (antigo canal), que está 5 metros abaixo do nível das ruas, para evitar inundações. Repleta de monumentos históricos e igrejas, Utrecht tem a torre mais alta da Holanda, a Domtoren, com 112 metros. Utrecht é uma cidade encantadora.

Foto: 1zoom.net

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS:
Catedral/Igreja/Mosteiro Dom van Utrecht, Museu/Exposição/Galeria de arte Rietveld-Schröder-Huis, o museu ferroviário que funciona na antiga estação de trens de Utrecht, construída no século XIX, ou o Museu/Exposição/Galeria de arte Centraal Museum, entre outros.


Foto: Wikipedia_Kelonios

A Holanda Um País conhecido por suas tulipas, moinhos de vento, cultura, artes e arquitetura. Pode ser um país pequeno, mas está sempre na vanguarda social, cultural e económica, criando leis liberais. A modernidade e ousadia das cidades maiores contrastam com o interior da Holanda, onde se pinta um quadro bem diverso. Paisagens bucólicas, vacas pastando nos campos, moinhos por toda parte e belos campos de tulipas.


Foto: Net

Holanda é um lugar esplêndido de se conhecer.

Fontes: “Wikipédia”, "Europa em Viagem”, “Amsterdam tourism”, , “Discovery Holanda”, Enciclopédia Larousse, http://1ms.net; http://hdw.eweb4.com; Foto: 1zoom.net; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Foto: 1ms.net

"Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância."( Confúcio )